Atividades PET Biotec
O PET-Biotecnologia UFRPE/UFAPE, desenvolve diversas atividades de acordo com o Plano de Atividades anual, submetido ao Ministério da Educação.
Algumas de nossas atividades estão listadas abaixo.
O objetivo dessa atividade é a interação do grupo PET Biotecnologia com os alunos ingressantes, nessa interação será a feita a divulgação do PET Biotecnologia, bem como de outros programas existentes na UFRPE, tais como os programas de Iniciação Cientifica e Bolsas de Extensão. A intenção é mostrar aos calouros as várias opções de inserção em alguma atividade extracurricular. A divulgação será feita na primeira quinzena de cada semestre letivo. O grupo, além de promover palestras, também promoverá uma descontração e interação social.
Essa atividade é realizada pelos petianos em escolas públicas de ensino médio de Garanhuns, onde são desenvolvidas atividades tratando da biotecnologia de forma lúdica com jogos, experimentos como a extração de DNA e demonstração das células vegetal e animal.
Atividade que possibilita aos petianos, um olhar mais humano para com os menos favorecidos, realizando atividades culturais e recreativas em creches e asilos e também fazendo projetos que ajudam animais de rua.
Essa atividade é desenvolvida por todos os grupos PETs da UFRPE. Na UAG a realização do Cine PET e revezada entre os PETs da unidade (PET Biotecnologia, PET Conexões e PET Criativação). Em cada edição é exibida uma obra cinematográfica aberta ao público. Está atividade contribui para a integração entre os grupos PETs e comunidade acadêmica por meio de debates sobre os temas abordados nas obras em exibição. Também leva os participantes a enxergar aspectos mais abrangentes da produção, como contextualização histórica, aspectos comportamentais e cultural, compreendendo como cada obra se encaixa em um movimento cultural que reflete a sua época. A primeira edição apresentada pelo PET Biotecnologia foi o filme “GATTACA, A Experiência Genética” de Andrew Niccol.
A formação completa do indivíduo que o PET Biotecnologia se propõe passa pelo aprendizado dos membros do grupo sobre a cultura local, conscientizando-o sobre suas heranças e raízes, motivando-o como indivíduo social que faz parte, integra e desenvolve uma certa cultura. Neste sentido, esta atividade possibilita que os integrantes do grupo conheçam e vivenciem diferentes faces desse mundo, através de livros, filmes, músicas ou por meio da pesquisa sobre determinada cultura, seja ela Nordertina, Brasileira, ou até mesmo Estrangeira fortalecendo assim, sua formação cultural.
Os seminários realizados pelo grupo têm como objetivo levar o PETiano a pesquisar, preparar e apresentar um tema que aborde informações biotecnológicas. Essa atividade também poderá ser realizada por um professor da própria unidade, ocorrendo, dessa maneira, a união da linha de pesquisa do professor com os aspectos biotecnológicos.
A finalidade da atividade é produzir apresentações e discussões sobre temas atuais de biotecnologia junto à comunidade acadêmica.